Topo

Histórico

Roblog

Sua máquina de lavar louças não faz o serviço direito? Conheça esse robô

UOL Tecnologia

22/06/2019 04h00

Invenção da Dishcraft Robotics quer melhorar trabalho em cozinhas comerciais

Lavar a louça é daquelas tarefas – geralmente – simples que muita gente costuma deixar de lado até se deparar com uma pilha de pratos e copos sujos, que aí sim dão um trabalhão. A tecnologia já apresentou suas soluções a esse problema com as máquinas de lavar louça, mas mesmo elas não são perfeitas.

Elas podem poupar tempo e até desperdiçam menos água do que a lavagem normal, mas o resultado nem sempre fica dos melhores. As máquinas de hoje em dia dão aquela limpa geral que às vezes não remove uma mancha mais forte que você tiraria se estivesse com o prato e um pano na mão.

Veja também

E se a máquina de lavar louça passasse a pegar pratos com a mão e a limpá-los individualmente? É o que a Dishcraft Robotics inventou, embora com o foco em cozinhas comerciais.

"Experimentamos o ambiente das cozinhas que ninguém quer falar: as condições quentes, úmidas, escorregadias, sujas e caóticas onde são lavadas as louças", explica a empresa em sua apresentação.

O objetivo dela é fazer com que menos humanos realizem essa tarefa ingrata em restaurantes, onde o volume de louça suja é muito maior do que na minha ou na sua casa. "As vagas vazias na indústria indicam que essa é uma tarefa ingrata", argumenta a Dishcraft Robotics. Quer ver qual é a do robô dela? O vídeo a seguir mostra todo o processo:

Fundadora da empresa, a empreendedora Linda Pouliot quis ver como era a tarefa de alguém que passa o expediente inteiro limpando pratos, talheres e copos. Depois de sentir na pele o quão repetitiva e desgastante a tarefa podia ser, ela percebeu como essa função poderia muito bem ser substituída por um robô, o que a inspirou a criar a startup.

Um robô desses é daqueles que geram preocupação a quem teme a completa substituição da mão de obra humana por máquinas em alguns setores. O ramo culinário é um dos mais vulneráveis à automação, segundo estudos.

Empregos humanos à parte, a Dishcraft Robotics pinta um futuro positivo: "Estamos criando um ambiente de trabalho mais feliz usando tecnologia".

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.