Topo

Histórico

Roblog

Sofre para fazer uma omelete? Contrate um robô

UOL Tecnologia

11/05/2019 16h55

Ausca, o robô de omeletes do hotel M Social, em Singapura

Rodrigo Lara
Especial para o UOL

Sem falsa modéstia, admito que me viro bem na cozinha, inclusive com receitas mais complexas. Mas se tem algo que quando eu resolvo preparar o resultado é uma verdadeira "caixinha de surpresas" é omelete. Tem hora que os ingredientes ficam concentrados em um só canto, às vezes ele quebra, outras ele se transforma em uma massa disforme feita de ovos e "coisas" (queijo, presunto, cebola etc)…

É um caso perdido. Ou ao menos era: aparentemente, os meus problemas "omeletísticos" podem ser solucionados por um robô.

O uso de robôs em hotéis não é exatamente novidade. Nós já falamos aqui sobre o caso de uma rede japonesa que enfrentou alguns problemas com funcionários feitos de metal e parafusos.

Singapura tem investido bastante na modernização de sua indústria hoteleira – algo que, inclusive, é motivado por programas estatais. Um dos hotéis do país que investiu nos robôs é o M Social. Voltado a um público "millennial", ele utiliza robôs para duas atividades mais visíveis: serviço de quarto e preparo de refeições.

No primeiro caso, trata-se do Aura, um simpático robozinho capaz de se locomover por conta pelos corredores e elevadores do estabelecimento e fazer entregas diversas, de garrafas de água a jornais.

Mas o que mais interessa a pessoas com dificuldades na arte da omelete é o Ausca. Ele é uma espécie de "robô chef" especializado no preparo desse prato e de ovos fritos.

Tudo que o cliente precisa fazer é escolher entre o tipo de prato que será preparado, o que pode ser feito com o apertar de um botão. No caso dos ovos fritos, o Ausca quebra dois ovos, os despeja na frigideira e, depois de um tempo, eles estão prontos.

Já no caso da omelete, o procedimento é um pouco mais complexo. Primeiro os clientes escolhem quais ingredientes vão querer no seu prato e os colocam em uma cestinha. A partir daí, o Ausca joga esses ingredientes na frigideira, pega uma concha de um recipiente contendo ovos batidos e despeja o líquido na frigideira.

Após algumas mexidas usando uma espátula de silicone, a omelete está pronto: quadradinho e inteiro.

Ok, esse pode não ser a omelete mais perfeita que você já viu na vida. Mas uma coisa eu posso garantir: ficou melhor do que a que eu faço, o que já é motivo de sobra para eu bater palmas para o Ausca.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.