Este robô joga mais basquete do que você
Ele é meio durão, não corre nada, mas é só a bola de basquete cair na mão dele e você já sabe o resultado: cesta de três pontos. Não perde uma. Se você está pensando que CUE 3 é algum jogador profissional da NBA, está enganado. Ele é um robô.
Engenheiros de uma divisão de robótica da empresa japonesa Toyota apresentaram nesta semana um androide especializado em fazer arremessos de três. Durante a demonstração, CUE 3 chegou a ser desafiado por jogadores japoneses. E, sinto informar, mas, desta vez, os humanos não levaram a melhor. Os representantes do Al-Bulk, de Tóquio, foram derrotados por 4 x 3.
Detalhe: CUE 3 não errou um só arremesso. Pode parecer brincadeira, mas o segredo dele é que ele tem mira a laser.
Sim, enquanto eleva a bola com as mãos acima da cabeça, ele dispara um facho de luz em direção à tabela. O objetivo é mensurar a que distância está do aro. O sensor de infravermelho funciona em conjunto com uma câmera, que identifica a moldura branca da tabela como alvo. Combinando os dois recursos, ele calcula a força com que fará o chute e se terá que fazer alguma calibragem.
Okay, você pode até pensar que ele dispõe de uma ajudinha que nenhum humano tem. Mas é preciso considerar que CUE 3 não tem olhos, e o disparador de laser e a câmera são tudo que ele tem para se guiar na quadra.
Com altura de 2,04 metros e pesando 76 kg, CUE 3 é a terceira versão do androide basqueteiro da Toyota, cujo projeto começou em 2017. Ele ganhou algumas melhorias em relação aos seus antecessores, como a capacidade de flexionar os joelhos e os tornozelos, o que ajuda na hora de arremessar.
Ainda assim, ele não é capaz de dar uma corridinha, por mais curta que seja. É o tipo de jogador que só joga com a bola na mão. Literalmente: um auxiliar tem de colocar a pelota na mão esquerda de CUE 3 para que ele a mova para a direta e arme o chute. Do contrário, nada feito.
Ainda com todas essas limitações, CUE 3 fará uma aparição no intervalo do jogo do Al-Bulk na próxima quarta-feira (10). Muito provavelmente, ele converterá os arremessos de três pontos que tentar. Mais certo ainda é que ele dificilmente levantará os braços para comemorar — ou acenará para a torcida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.