Topo

Histórico

Roblog

Conheça o robô brasileiro que ajuda no combate a incêndios

UOL Tecnologia

20/10/2018 12h58

Ele mais parece um carro de controle remoto gigante, mas por trás de toda sua engrenagem se esconde uma tecnologia capaz de salvar vidas.

O robô Unidroid, totalmente desenvolvido no Brasil, foi criado pelo engenheiro elétrico José Carlos de Castro Júnior há seis anos.

A motivação aconteceu depois de o profissional ter presenciado um incêndio causado após um acidente de trânsito em São Paulo.  Por sorte, não houve vítimas, mas o veículo chegou a explodir e a ferir um dos bombeiros que estavam no local.

"Não sei o que ocorreu, mas eu vi que ele se feriu com a explosão. Foi aí que eu tive a ideia de criar uma máquina que pudesse ir até lá se certificar de que não houvesse mais perigo de explosão", contou Castro Júnior, em entrevista dada a Agência de Notícias Ansa.

Segundo o engenheiro, o Unidroid foi desenvolvido para suportar temperaturas de até 600°C. Ele é compatível com uma mangueira e consegue dispersar 8 mil litros de água por minuto.

Ele funciona com a ajuda de um controle — tipo carro de controle remoto mesmo. Só que ele deve estar até 600 metros de distância de quem o opera.

Diante da tecnologia, o robô consegue atuar em situações de incêndios domésticos, em galpões, indústrias, florestais, aeroportos, mercados, depósitos, locais com tanques de combustível, refinarias, explica Castro Júnior.

O Unidroid ficou pronto em janeiro deste ano e foi apresentado pela primeira vez durante a Fire Show 2018 – International Fire Fair, que aconteceu de 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo.

Em seu primeiro teste "oficial", ele atuou durante um incêndio em um galpão da rede Pão de Açúcar na Grande São Paulo. "Não estava 100% pronto, mas fomos convocados às pressas. Levamos a máquina e participamos do combate ao incêndio", explicou o engenheiro. "Mas o maior interesse é das indústrias particulares, como aeroportos privados, grandes indústrias que armazenam combustíveis ou que têm grandes galpões", acrescentou.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.