Dedo robótico para celular faz carinho na mão e cutuca quando chega alerta
Desde que o celular surgiu, você se acostumou a usar os dedos para interagir com o aparelho. Em contrapartida, o máximo que o dispositivo faz para interagir com você é emitir sons, uma vibraçãozinha ou sinais luminosos. Até agora.
Pesquisadores franceses criaram um gadget diferentão que dá um toque, digamos, mais pessoal ao celular: um dedo robótico! Se você está acostumado a teclar enfurecidamente na tela do celular, o novo acessório tem tudo para virar esse jogo: o dedo robótico vai te cutucar quando chegarem alertas de aplicativos, fazer carinho na sua mão e pode até arrastar seu smartphone para longe.
Os franceses Marc Teyssier, Gilles Bailly, Catherine Pelachaud e Eric Lecolinet chamaram o gadget robótico em forma de dedo humano de MobiLimb. Marcaram a apresentação do acessório para o Simpósio de Software e Tecnologia de Interface com o Usuário, que acontecerá na próxima semana em Berlim, na Alemanha.
O dedo robótico é conectado ao smartphone por meio da entrada de mini USB. Ele tem vários sensores de movimento para perceber o que está ao seu redor e, equipado com motores, é capaz de reagir ao ser tocado.
"No espírito da ampliação humana, que mira na superação das limitações das limitações corporais usando dispositivos robóticos, nossa abordagem visa superar as limitações dos dispositivos móveis (estáticos, passivos e sem emoção) ao usar um membro robótico", explica Teyssier em seu site.
Okay, a intenção é boa. Mas os pesquisadores quiseram ir além e deram um banho de humanidade ao dedo robótico. Criaram uma cobertura feita de silicone que imita a textura e o formato de um dedo humano.
Imagina a cena: uma notificação chega ao seu smartphone avisando que você recebeu uma mensagem do WhatsApp; em vez da tradicional vibração, um dedo robótico roça sua mão para dar o alerta. Sai pra lá!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.