Topo

Histórico

Roblog

Robozinho compacto cresce como planta quando precisa alcançar algo

UOL Tecnologia

17/11/2019 04h00

O robô pode ser programado para crescer, ou se estender, em diferentes direções

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um robô que consegue "crescer", quase da mesma maneira de uma planta, toda vez que precisa alcançar algo mais alto. Ele também consegue entrar em espaços inacessíveis, sempre mantendo sua rigidez e força necessárias para apoiar uma garra ou outro mecanismo em sua ponta.

Assim, esse robô consegue, por exemplo apertar um parafuso ou manipular uma alça. Tudo isso parece tarefa simples para um robô, certo? Mas, na verdade, ele resolve um problema muito comum em robôs industriais e comerciais: trabalhar em lugares apertados ou em áreas desordenadas de galpões e armazéns.

A maioria dos robôs que atuam na indústria precisam de locais muito amplos para trabalhar. Além disso, eles costumam ter dimensões fixas. Não é fácil encontrar um robô que se transforma sozinho para atender a diferentes tarefas.

Este robô desenvolvido pelo MIT usa uma espécie de corrente, parecida com as usadas nas bicicletas, formada por blocos interligados que se travam uns nos outros para formar uma coluna rígida e depois se desbloqueiam para voltar a um estado flexível. Com isso, o robô consegue ser facilmente transportado e trabalha tanto em locais abertos quando em lugares apertados e confiados.

O desenvolvimento deste tipo de flexibilidade para a robótica industrial abre caminhos para aplicações inteiramente novas e formas variadas de trabalho, como a manutenção automática da estrutura do armazém, contornando obstáculos e entrando em espaços antes inimagináveis para máquinas assim.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.