Topo

Histórico

Roblog

Matilha de cães robóticos já consegue até arrastar caminhão

Rodrigo Trindade

25/05/2019 16h55

Versão robótica de um cão é bem mais poderosa do que aqueles que levam humanos em trenós

Ah, o SpotMini. Aquele robozinho bonitinho, viral, que lembra um cachorro cibernético com um braço saindo da cabeça.

A Boston Dynamics, empresa conhecida pelos seus robôs habilidosos, como o fortão Atlas e o próprio SpotMini, capaz de abrir portas, divulgou um novo vídeo do quadrúpede em ação. Em dois ângulos, uma dezena de SpotMinis trabalham em conjunto para realizar uma tarefa surpreendente: colocar um caminhão em movimento.

O vídeo não dá a ideia do que as máquinas estão fazendo. Alinhadas em duas fileiras, elas vão aparecendo aos poucos em duplas, até que o enorme caminhão aparece em movimento graças à tração das duas cordas puxadas pelo grupo.

Na descrição, a empresa explica as condições em que a tarefa foi realizada: inclinação de um grau e caminhão com a embreagem no ponto morto.

"Esses robôs Spot estão saindo da linha de produção agora e estarão disponíveis para uma gama de aplicações em breve", afirma a empresa.

A previsão de lançamento do SpotMini é para este ano, mas não há uma data definida para tal. Em 2018, o presidente da Boston Dynamics, Marc Raibert, disse que o robô ficaria pronto para ir às vendas neste ano.

Fica a dúvida: quando você ligar o seu SpotMini ele despertará desse jeito assustador? A única certeza é que não é uma boa ideia mostrar a ele vídeos de seus criadores chutando a família Spot nos primeiros anos de desenvolvimento. Vai que ele fica bravo depois…

Veja também

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.