Topo

Histórico

Roblog

Robô russo apresentador de TV é a coisa mais estranha que você verá hoje

Gabriel Francisco Ribeiro

20/04/2019 10h19

Robô russo apresentou telejornal e incomodou espectadores

A Rússia é um país estranho. Bem estranho. E ficou ainda mais com um apresentador de TV robô que apareceu comandando um telejornal por lá. A criatura, uma mistura de objeto grotesco com jeito de real, chegou a incomodar telespectadores.

Chamado de Alex, o robô leu notícias no canal estatal Russia-24 depois de uma conferência sobre robótica. Para simular um humano, o robô contava com uma face feita de silicone.

O robô responsável por apresentar algumas das notícias da tarde foi construído pela startup russa Promobot. Até aqui, a empresa havia feito apenas robôs com rostos para bancos locais, segundo o site Futurism.

Alex informou quem estava assistindo à programação sobre legislação financeira, resultados de 2018 do ministério da agricultura e tecnologia nuclear, de acordo com o site britânico The Telegraph. O robô ainda falou sobre a procura por um gato desabrigado que havia sido supostamente chutado por um candidato a prefeito de Moscou da oposição – o candidato alega que o vídeo é falso e isso já rendeu acusações sobre o uso do robô para propaganda política.

Rolou até uma notícia final sobre uma conferência de inteligência artificial realizada em Skolkovo, local que o governo russo espera que seja seu Vale do Silício próprio.

"Eu notaria que o principal herói da exposição de inovações tecnológicas fui eu, o robô Alex", afirmou na TV o objeto, tentando até esboçar um sorriso sem muito sucesso.

A cara sem emoções e assustadora de Alex se movimenta graças a 29 motores e foi modelada para se parecer com o fundador da companhia, Alexei Yuzhakov – daí o nome para o apresentador de TV. O humanoide consegue responder questões e manter uma conversa se baseando em dados transferidos para seu "cérebro".

A novidade não agradou todo mundo, já que muitos telespectadores criticaram e disseram ter ficado assustados com o robô.

Não é a primeira vez que um robô é envolvido com a televisão russa. No fim do ano passado, a mesma rede de televisão apresentou um robô na TV durante um programa sobre robótica. No fim das contas, descobriu-se depois que era um homem fantasiado de robô.

Agora o negócio é diferente. Veja e se assuste com o robô-apresentador em ação:

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.