Topo

Histórico

Roblog

Tratamento de choque: Esse robô vai te fazer um astro da música

UOL Tecnologia

26/12/2018 12h08

Você já fez os seus planos para 2019? Ser mais organizado, ter mais qualidade de vida, treinar um novo idioma ou ser um verdadeiro astro da música mundial? É sobre o último desejo que vamos falar agora.

Para conseguir ter sucesso, você obviamente vai ter que aprender a tocar um instrumento, certo? Então, conte com uma ajudinha "básica" desse robô criado por pelo físico e engenheiro elétrico Ethan David.

Só saiba antes que ele é BEM rígido dentro do processo de aprendizagem.

O robô tem a capacidade de reconhecer a frequência das notas musicais de uma guitarra sendo tocada. Ele usa um microfone para reconhecer os sons e os compara com músicas previamente instaladas em seu sistema, explicou David ao site Digital Trends.

O problema (ou solução) é que, se o robô perceber que você está (literalmente) fora do tom, ele vai avisar com uma deliciosa descarga elétrica – é bem parecida com aquelas armas de eletrochoque.

Então, imagine: Você está lá tranquilamente arranhando algumas notas na guitarra. No primeiro sinal de erro, pah! Você recebe um lindo choque para se lembrar de ser mais perfeito na próxima vez.

Você não vai morrer, mas vai doer bastante (as imagens dão aflição).

Apesar de ajudar durante o treino em relação às notas musicais, David explicou que o robô ainda não tem entendimento do que é o ritmo das músicas.

Ele só vai te corrigir, se a nota musical estiver errada. Então, dá para todo mundo fazer o ritmo que quiser.

David pretende resolver a pendência no futuro.

"Não deve ser muito difícil criar uma variável de tempo entre cada nota, batida completa, meia batida, batida de um quarto, etc", comentou. Os seus vizinhos com certeza vão curtir muito essa parte.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.