Topo

Histórico

Roblog

Supermercado dos EUA já tem seu próprio robô que limpa o chão sozinho

UOL Tecnologia

08/12/2018 04h00

Aspiradores-robô já são uma realidade em alguns lares mais abastados há uns anos, sendo o Roomba e o Braava dois dos modelos mais populares. Mas o Walmart já tem seu Roomba tamanho família: um ajudante de limpeza fabricado pela Brain Corp, empresa sediada em San Diego, nos EUA.

Segundo o "Digital Trends", o Walmart planeja que 360 ​​deles trabalhem em suas lojas dentro de alguns meses. O equipamento foi testado em algumas das lojas da rede no ano passado.

De acordo com a Brain Corp, o robô usa múltiplos sensores para escanear os arredores em busca de pessoas e obstáculos.  Apesar de parecer um veículo por causa do volante e assento, não é feito para transporte pessoal. O objetivo é que um funcionário mapeie uma rota durante um trajeto inicial para treinar o robô. Depois, basta ativar o modo de limpeza autônomo para que ele faça tudo sozinho.

John Crecelius, vice-presidente de operações centrais do Walmart, descreveu o robô como "uma ferramenta poderosa", que pode cuidar de tarefas monótonas enquanto os funcionários humanos da empresa poderão passar mais tempo interagindo com os clientes.

Já Eugene Izhikevich, executivo da Brain Corp, disse que a tecnologia criada pela empresa "permite que os robôs funcionem de forma eficaz e segura em ambientes complexos e lotados, garantindo maior produtividade e eficiência".

Além deste robô, outro recente investimento em tecnologia do Walmart são fones de ouvido de realidade virtual com vídeos de treinamento especialmente projetados para ajudar a aprimorar as habilidades dos funcionários da loja; e uma torre de venda automática, na qual os clientes podem coletar suas compras realizadas online.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.