Topo

Histórico

Roblog

Robô agricultor pode cuidar de horta e é usado até para maconha

UOL Tecnologia

19/10/2019 04h00

O FarmBot é um robô que automatiza o trabalho em pequenas hortas

Para evitar agrotóxicos, as pessoas buscam cada vez mais vegetais plantados de maneira orgânica. Só que ter uma horta não é simples: requer conhecimento, tempo e muito braço para o trabalho que dá. Mas uma empresa de tecnologia tem um sistema que faz todo a parte pesada por você. É o FarmBot, um tipo de robô agricultor que vai cuidar da sua horta.

O sistema faz tudo, planta a semente, irriga, monitora o solo e mostra na sua tela como está sua plantação. Seu esforço será no seu computador ou celular. Você clica e arrasta exatamente o alimento que você quer plantar e em qual canto da horta. Simples, não?

O sistema custa cerca de US$ 4.000 (R$ 16,4 mil). Segundo os fabricantes, se você usar apenas o robô para produzir seus alimentos, em cinco anos vocês consegue reaver o dinheiro gasto apenas se considerar o que deixou de comprar no mercado.

O sistema é constituído por um robô de coordenadas cartesianas e tem código aberto. O FarmBot tem a capacidade de plantar 30 alimentos diferentes em uma área máxima de 2,9 m por 1,4 m, tanto em ambiente aberto quanto fechado.

Como o robô foi feito com software em código aberto, o sistema também está sendo usado para plantar maconha de forma legal no Canadá. Segundo o produtor Nathaniel Morris, em entrevista ao site NJ.com, o sistema consegue detectar as impurezas da planta, como mofo, e trabalha melhor do que um humano bem treinado.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.