Topo

Histórico

Roblog

Adeus, valet? Aeroporto de Londres vai testar robô manobrista

Gabriel Francisco Ribeiro

02/02/2019 12h22

Robô é capaz de arrastar carros e promete aumentar eficiência (Crédito: Divulgação)

Um aeroporto de Londres testará um novo robô que pode deixar manobristas temerosos pelo futuro da profissão. O estacionamento de Gatwick vai testar em breve um robô autônomo capaz de estacionar carros.

O robô chamado Stan, que na parte frontal conta com iluminações que lembram um rosto, é uma máquina totalmente elétrica e autônoma. Ele arrasta em sua traseira uma plataforma que funciona como "braços" para levantar e arrastar o veículo.

No sistema, o usuário deixa o carro em uma garagem, cadastra seu voo e ativa o modo autônomo em um totem. Então, Stan aparece para cuidar do automóvel. O robô usa inteligência artificial para estacionar os carros, o que promete mais eficiência e um aumento de 50% em espaços para vagas sem ampliar o estacionamento.

Robô manobrista será testado em parte de aeroporto de Londres (Crédito: Divulgação)

Somente os robôs são autorizados a entrar nas áreas de estacionamento e, pela segurança, os donos dos carros ficam com as chaves. O sistema ainda é capaz de rastrear o voo dos clientes, então o carro fica disponível para o passageiro assim que ele retorna ao aeroporto.

A previsão de início do teste com o robô em Gatwick é para agosto de 2019 e espera-se que a experiência dure três meses. A funcionalidade já está em teste em outras localidades, como nos aeroportos de Paris e Lyon.

Os robôs foram feitos por uma companhia parisiense chamada Stanley Robotics. Nos testes em Gatwick, o aeroporto deverá direcionar 170 das atuais 2.350 vagas disponíveis para clientes pararem. Serão ainda criadas mais 100 vagas, o que totalizará em 270 o número de espaços disponíveis para os robôs.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.