Topo

Histórico

Roblog

Vai uma mãozinha robótica para reformar a sua casa?

UOL Tecnologia

13/10/2018 04h00

Construir ou instalar paredes com as próprias mãos virou coisa do passado. Que tal ter a ajudinha de um robô?

O centro de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST, na sigla em inglês) do Japão desenvolveu um robô capaz de instalar sozinho paredes em drywall.

A tecnologia construída com traços humanos foi chamada de HRP-5P.

Com seus 101 kg e 1,82m de altura, o robô usa os braços para manusear –tranquilamente– o material necessário para a instalação da parede de gesso.

O robô ainda consegue mapear o ambiente tridimensionalmente em que está e detecta objetos usando recurso de inteligência artificial.

Como podemos ver no vídeo, o HRP-5P se inclina na bancada para conseguir posicionar e levantar a placa de gesso. Em seguida, ele caminha até o local escolhido e instala o material com ajuda da sua mão mecânica.

O objetivo, segundo o centro que desenvolveu o robô, é que o robô auxilie em canteiros de obras e ajude a resolver o problema do envelhecimento da população no Japão. Além disso, ele será útil para obras de grande escala (como prédios, aeronaves) e para resolver a escassez da mão de obra na construção civil.

A indústria já estuda há um tempo a substituição de humanos por máquinas em algumas atividades. De um lado, há o interesse em otimizar o trabalho, tornando-o mais rápido, produtivo e lucrativo com a ajuda dos robôs.

O grande dilema que é o que os humanos que até então desenvolviam várias atividades vão começar a fazer se forem substituídos? Fizemos um especial sobre o tema e você pode dar uma olhadinha aqui.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.