Topo

Histórico

Roblog

Se cuidem, pizzaiolos! Esse robô prepara pizza sozinho

Rodrigo Trindade

11/08/2018 04h00

O robô-pizzaiolo da Ekim (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)

A inteligência artificial está em busca de vagas de emprego. E, a depender da startup francesa Ekim, ela será logo logo responsável pelas pizzas pedidas no delivery de sábado a noite. Responsável por desenvolver um grupo de robôs pizzaiolos, a dupla Sébastien Roverso e Cyrill Hamon lançará a rede Pazzi até o final de 2018.

Nela, robôs serão os cozinheiros, responsáveis pela preparação das saborosas (será?) pizzas. No site oficial da startup, ela se propõe a fazer a "melhor pizza do mundo" o que é um papo totalmente marqueteiro.

VEJA TAMBÉM

Mas, ao olhar a linha do tempo da preparação do projeto, os criadores do método se dedicaram para produzir receitas com ingredientes de qualidades. A tecnologia começou a ser desenvolvida em 2012, como um negócio de garagem mesmo. Com a equipe responsável pela montagem e programação do robô definida, ficou faltando alguém para preparar a comida.

No início de 2017, a empresa contratou os serviços do chef Thierry Graffagnino, que refez todo o processo de preparação da massa da pizza da empresa – o resultado veio em setembro do mesmo ano. Dali em diante, a rede de restaurantes começou a ser elaborada, com ingredientes saudáveis e naturais como prioridades.

Philippe Goldman, executivo-chefe da Ekim, mostra como pedir uma pizza no restaurante (Philippe Wojazer/Reuters)

Executivo-chefe da empresa, Philippe Goldman falou à Reuters, em junho de 2018, que o robô do restaurante é capaz de produzir entregar mais pizzas por hora do que um pizzaiolo normal: 120 contra 40.

"Não somos mais rápidos que um pizzaiolo, já que fazemos uma pizza em 4 minutos e 30 segundos, porque as pizzas são feitas a partir de pedidos dos clientes. Tomamos tempo para cozinhá-las, colocar os ingredientes. Mas o robô tem três braços, pode coordenar tarefas e fazer várias pizzas ao mesmo tempo", explicou.

E o robô também não precisa dormir, então o restaurante da turma da Ekim ficará aberto 24h, sete dias por semanas. Assim é difícil competir, mas ainda estamos pra ver se os robôs são capazes de fazer aquela margherita delícia. Vamos saber até o fim do ano se deu certo. Se bobear, ano que vem já vai dar para experimentar a pizza robótica em mais de um restaurante da rede Pazzi.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.