Topo

Histórico

Roblog

Robô-dragão japonês pode mudar de forma em pleno voo

UOL Tecnologia

21/07/2018 09h17

Invejosos dirão que parece uma lombriga, mas pesquisadores japoneses criaram um robô que voa e é capaz de assumir a forma de um dragão.

A máquina é uma série de drones de duas hélices interligados por um canal, como se fosse uma espinha dorsal. As comparações com lombrigas, minhocas e outros bichos longitudinais acabam assim que você descobre o nome dele: DRAGON.

Os criadores dele são especialistas em robótica do Laboratório JSK, da Universidade de Tóquio. Antes que você ache que eles quiseram criar um robô-dragão em homenagem a ícones da cultura pop local como "Dragon Ball" ou "A Viagem de Chiriro", há outros objetivos envolvidos.

Robô-dragão, criado por japoneses, pode mudar de forma em pleno voo.

A ideia é que o robô-dragão possa assumir outras formas para conseguir passar por aberturas de diferentes formatos enquanto voa.

Além de voar em forma de linha, ele pode virar um quadrado, um "L" ou um "Z".

Ainda que ele seja um drone, essa transformação não precisa de um comando do piloto. Como é equipado por sensores que leem o ambiente do entorno, o robô-drago é capaz de decidir sozinho que forma deve assumir. Tudo depende de por onde ele tenta passar.

Os criadores do DRAGON acreditam ainda que, no futuro, ele poderá ser usado como um braço robótico voador, capaz de participar de missões em que tenha de manipular ou transportar objetos em áreas de difícil acesso – daí a habilidade de se transformar em "L" ou quadrado para caber em todo tipo de passagem.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.