Topo

Histórico

Roblog

Esses robôs são muito melhores que você para separar lixo reciclável

UOL Tecnologia

01/12/2019 04h00

Robô do Everyday Robot, da Alphabet X, separa lixo reciclável (Divulgação)

Separar o lixo para reciclagem não é a tarefa mais legal do mundo. Fala a verdade, de vez em quando dá uma certa preguicinha e aquela latinha de refrigerante acaba indo parar no lugar errado. Isso sem contar que às vezes a gente não sabe se determinado lixo pode ser reciclado ou não.

Mas já tem robô fazendo isso por nós. Um protótipo do projeto Everyday Robot, da Alphabet X, está aprendendo a separar o lixo. E está se saindo muito bem. A empresa afirma que seus robôs colocam apenas 5% do lixo no lugar errado. Nós, humanos, temos uma taxa de erro de 20%.

A ideia do projeto Everyday Robot é de que os robôs aprendam só de observar o mundo, sem que alguém os ensine sobre cada situação potencial que eles possam encontrar. O aprendizado virá de demonstrações humanas, experiências com outros robôs e ainda com simulação em ambiente na nuvem.

É um projeto ambicioso construir um robô que possa operar em situações diversas. O Everyday Robot trabalha para que os robôs possam agir no ambiente humano, onde as coisas mudam todos os dias, as pessoas agem de maneira imprevista e os obstáculos surgem de repente e de qualquer lugar. Por enquanto, os protótipos só sabem separar o lixo e deve demorar anos ainda até que os robôs aprendam a operar em muitas situações diferentes.

Hoje, os robôs são caros e limitados a executar tarefas bem específicas e especializadas. Ter robôs que operem com segurança e autonomia em ambientes complexos e confusos é, talvez, um dos grandes desafios da robótica.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.