Topo

Histórico

Roblog

Robô na forma de blocos do MIT pode ser solução para resgates em desastres

UOL Tecnologia

10/11/2019 04h00

Esses bloquinhos se juntam sozinhos para formar um robô

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) criou um robô formado por um conjunto de blocos que se identificam e se montam de maneira automática. O M-Blocks 2.0 possui um sistema de código de barras em cada face que ajuda cada bloco a reconhecer e se comunicar uns com os outros.

Por enquanto, quando se juntam, os 16 blocos fazem tarefas aparentemente simples como formar uma linha, seguir flechas, rastrear a luz e coisas do tipo.

Os blocos conseguem escalar outro bloco e até mesmo pular. Eles possuem um tipo de volante que gira a 20 mil RPM e usa uma rotação angular para de movimentar depois de um tempo parado. Cada M-Block também têm um ímã para grudar em outro e formar uma estrutura bem robusta.

A ideia do robô surgiu há seis anos e foi concebida pelo estudante John Romanishin, juntamente com a professora de robótica, Daniela Rus, e o pós-doutorando Kyle Gilpin.

Segundo Romanishin, o robô é barato e potencialmente fácil de ser replicado em outros modelos.

Agora, os pesquisadores esperam criar estruturas mais práticas no futuro, especialmente no setor de resposta a desastres. Os robôs podem, por exemplo, formar uma escada temporária para resgatar alguém de um prédio em chamas.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.