Topo

Histórico

Roblog

Novo robô da ANP vai revolucionar o acesso a dados sobre petróleo no Brasil

UOL Tecnologia

21/09/2019 04h00

O Hermes custou R$ 12 milhões à ANP

Um robô promete mudar a maneira e a velocidade como se acessam dados gerados pela indústria do petróleo no Brasil. Trata-se do Hermes, inaugurado em julho pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Hermes custou R$ 12 milhões e deve minimizar os custos e oferecer mais segurança e velocidade nas entregas de dados de exploração do petróleo no Brasil.

O sistema comporta mais de 40 petabytes em armazenamento, algo inédito no Brasil, e é do tipo nuvem privada.

Antes do Hermes, o processo de procura, montagem e cadastro de uma fita de armazenamento com informações sísmicas e de digitais de poços, por exemplo, levava em média 20 dias. Aliás, quem quisesse informações desse tipo tinha de ir até o prédio da ANP, no Rio de Janeiro.

Agora, as empresas usuárias do Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP) conseguem extrair esses dados em minutos.

Com esse tipo de resultado em mãos, as empresas petrolíferas conseguem mapear possíveis poços de petróleo inexplorados e trabalhar em novas regiões do litoral brasileiro, por exemplo.

Com o Hermes, serão armazenados dados de sísmica, tomografias computadorizadas de amostras, dados digitais de poços, de métodos não sísmicos, dentre outros, das fases exploratória e de produção dos contratos da indústria do petróleo brasileira.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.