Topo

Histórico

Roblog

Guarulhos recebe etapa brasileira da maior olimpíada de robôs do mundo

UOL Tecnologia

14/09/2019 04h00

Estudante comanda robô durante etapa da WRO no Brasil

Guarulhos, na Grande São Paulo, sedia neste sábado (14) a etapa brasileira da maior olimpíada de robôs do mundo, o World Robot Olympiad (WRO). Estudantes de dez a 20 anos competem para representar o Brasil na etapa internacional do evento, que será realizada na Hungria.

O WRO tem como objetivo estimular atividades relacionadas a ciência e tecnologia nas escolas, além de contribuir para a integração e processo de aprendizagem dos jovens.

Na prática, a olimpíada convida escolas a formar equipes de três alunos, que competem em duas modalidades para criar, projetar e construir modelos de robôs que desempenhem a função proposta no desafio. Neste ano, o tema é "Cidades Inteligentes", e estão previstos desafios sobre governança, local de trabalho e educação.

Os estudantes participam de duas modalidades: Open e Regular. Na primeira, eles devem construir e programar robôs de acordo com o tema da competição.

Para a categoria WRO Open em 2019, as equipes são convidadas a apresentar ideias inovadoras para as áreas de governança, local de trabalho e educação. As equipes também podem optar por trabalhar em um projeto que se concentre em várias áreas. Por exemplo, a interação entre novas ideias de governança e o local de trabalho do futuro.

Na Regular, os participantes devem construir e programar robôs que solucionem um determinado desafio, como projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. Nesta modalidade, as equipes se dividem em Elementary (de 10 a 12 anos), Junior High (de 13 a 15 anos) e Senior High (de 16 a 20 anos).

Na Elementary, o tema será transporte inteligente de passageiros. Já na Junior, o desafio gira em torno da iluminação inteligente. Na Senior High, os participantes terão de resolver problemas relacionados a redes inteligentes.

Todos os robôs são feitos de Lego, mas a linguagem de programação deles é da escolha de cada time.

A etapa deste ano dará quatro vagas para a etapa mundial do WRO, que será disputada na Hungria entre 7 e 10 de novembro. Outros quatro times brasileiros já foram definidos em outros campeonatos disputados ao longo deste ano.

Segundo Adriano Cruz, organizador da WRO no Brasil, o país conta hoje com 310 times.

"As escolas ainda são maioria. Participam instituições particulares, públicas e de todo o país. Temos poucas equipes universitárias por conta da dificuldade de materiais", contou.

Cruz conta que todo ano, no dia 15 de janeiro, um desafio mundial é lançado. A partir daí, a equipe que quiser participar se inscreve para que iniciem seus treinos.

"Para 2020, a gente está prevendo a realização de três torneios regionais abertos e alguns de redes de escola e mais a etapa nacional", explicou.

A etapa brasileira da WRO será realizada no Colégio Eniac, em Guarulhos, das 8h às 18h deste sábado.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.