Topo

Histórico

Roblog

Este robô-enfermeiro ajuda idosos em tarefas simples como se vestir

UOL Tecnologia

24/08/2019 04h00

Robô-enfermeiro da Imperial College de Londres auxilia pessoas a se vestirem. Crédito: Imperial College London

Por causa da falta de enfermeiras no Reino Unido, pesquisadores da Imperial College de Londres estão desenvolvendo um robô para auxiliar idosos e deficientes.

O robô tem dois braços mecânicos, um rosto animado bem simpático, e sensores que o avisam se um humano está com dificuldades para levantar ou para mover um membro.

O robô não foi totalmente desenvolvido pelos britânicos. Ele é uma versão de Baxter, um robô feito em 2011 pela startup americana Rethink Robotics. A partir daí, ele virou um dos principais robôs de pesquisa usados por universidades mundo afora.

A versão desenvolvida pelo Imperial College tem uma habilidade maior para ler movimentos humanos e pode, por exemplo, auxiliar pessoas em tarefas como se vestir.

O Baxter britânico também tem dedos feitos em impressoras 3D, o que aumenta sua capacidade motora.

O robô também auxilia os médicos, já que, por meio de dados fornecidos pelo sistema, é possível verificar alterações na mobilidade do usuário.

Por meio de inteligência artificial, ele aprende sobre as preferências e habilidades de quem ele está ajudando, de modo a fornecer um auxílio totalmente personalizado.

Por enquanto, o robô ainda está em fase de pesquisa na Imperial College e ainda não está à venda ou disponível para o público em geral. Os pesquisadores ainda estão testando um protótipo para se certificarem de que a versão final seja totalmente segura para humanos.

Além disso, os engenheiros da equipe estão aperfeiçoando os dedos do robô. A ideia é possibilitar que o robô realize tarefas ainda mais complexas.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.