Topo

Histórico

Roblog

Este robô pode ser pisado por nós e ainda resistirá, que nem as baratas

UOL Tecnologia

03/08/2019 15h41

Uma das coisas mais fascinantes sobre os robôs é que na verdade eles podem ter formas radicalmente das dos homens e demais seres vivos. Este aqui, , desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, parece apenas uma tira de papel dobrada, mas é capaz de se mover rapidamente e sobreviver ao pisão de um adulto. Como uma barata.

Medindo três centímetros por 1,5 cm, ele consegue correr a 20 comprimentos de corpo por segundo, ou seja, 30 cm/s. Ele também pode carregar coisas pesadas, como amendoim na casca (seis vezes o seu próprio peso), mas isso diminui um pouco sua velocidade.

No vídeo abaixo, um adulto que pesa quase 60 quilos pisa o "bicho" e ele continua tranquilão.

Mas do que ele é feito? De uma camada termoplástica imprensada por eletrodos de paládio-ouro, ligados com silicone adesivo a um plástico estrutural na parte inferior. Quando uma tensão baixa, entre oito e 60 volts, passa pelos eletrodos, o termoplástico se estende e se contrai, fazendo com que as costas do robô se flexionem e o "pé" pequeno se mexa, gerando o movimento.

Os pesquisadores sugerem que robôs como estes poderiam ser usados ​​para "exploração ambiental, inspeção estrutural, reconhecimento de informações e alívio de desastres". Claro que tudo isso é no mundo ideal e há muito desenvolvimento a ser feito, para que ele possa fazer mais além de carregar amendoins.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.