Topo

Histórico

Roblog

"Pequena Sophia" vem para ensinar as habilidades do futuro para criançada

Rodrigo Trindade

06/07/2019 12h29

Cara e tamanho de boneca, cérebro de robô: esta é Little Sophia (Foto: Divulgação/Hanson Robotics)

Vira e mexe surge um robô pop, mas nenhum deles é conhecido como a Sophia, desenvolvida pela Hanson Robotics. Ela é cidadã da Arábia Saudita, cantora, "de família" e, como os exemplos já indicam, bem midiática.

Em 2017 ela disse que queria um bebê, desejo que a Hanson Robotics vai atender – de certa forma – no final de 2019. A empresa está com encomendas abertas para a Little Sophia, que não é bem uma filha da outra robô, mas um clone/cópia miniaturizada de 35 cm de altura.

Veja também

A empresa chama a Little Sophia de "irmã pequena" da outra máquina e a promove como um amigo robótico para crianças de mais de oito anos. A ideia é que a criançada seja cativada pelo produto, que tem como objetivo o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, matemática, programação e inteligência artificial.

A proposta é usar o lado lúdico da robozinha, que tem rosto de boneca, corpo com design digno de personagem da série Kingdom Hearts e o cérebro característico da irmã maior, para tornar o ensino das habilidades do futuro interativo. O vídeo a seguir (em inglês) apresenta o projeto:

A Hanson Robótica diz que a pequena Sophia anda, fala, canta, brinca e até conta piadas – como a bem-humorada irmã mais velha. Fora essas capacidades, a robô faz reconhecimento e rastreamento facial das pessoas com quem ela interage, além de apresentar um "leque grande de expressões faciais". Quem quiser (e souber) ainda poderá programar ações da robô em Blocky e Python.

Mais de 1,8 mil pessoas contribuíram à campanha de financiamento coletivo da Hanson Robotics, que vende a primeira leva de Little Sophias por R$ 569, com estimativa de entrega em dezembro de 2019. E aí, a proposta é suficiente para te convencer a investir?

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.