Topo

Histórico

Roblog

Robô-policial-de-trânsito já dá uns 'pitos' em quem para em lugar proibido

Gabriel Francisco Ribeiro

08/06/2019 11h45

Robô no Singapura fiscaliza trânsito em aeroporto (Crédito: Reprodução)

Imagine você estar de boa esperando alguém no aeroporto em um lugar em que não deveria ficar parado e tomar um 'pito' de um… robô. Assustador, não? Pois isso já está rolando, em fase de testes, no Singapura.

Em um vídeo obtido pelo jornal The Straits Times, um robô-policial-de-trânsito aparece trabalhando e fazendo rondas no aeroporto de Changi, considerado um dos melhores do mundo. A máquina de um metro conta, na frente, com um aviso que aparece numa tela em LED: "fiscalização de trânsito em andamento".

E como esse robô doido trabalha? Bem simples: se ele detecta um carro parado em uma área não autorizada, ele aponta sua câmera para o carro e começa a exibir na tela o recado: "proibido estacionar".

Nada discreto e bem constrangedor, né? Se liga aí no robô em funcionamento:


O robô pertence à empresa Certis, que faz a segurança do aeroporto. Atualmente, ele está apenas em fase de testes há duas semanas fazendo patrulhas e não está autorizado a dar multas.

Esse policial de trânsito do futuro é totalmente autônomo e, segundo, porta-vozes da empresa Certs, visa encorajar um fluxo de trânsito mais livre.

Se os testes forem bem-sucedidos, a empresa diz que os robôs poderão tirar algumas exigências de trabalho de oficiais humanos do aeroporto, que seriam designados a outras funções.

Atualmente, 4 mil pessoas trabalham com a segurança do aeroporto provida pela Certis. A companhia aponta que a "tecnologia vai nos deixar fazer as coisas melhores, mais rápido e eficiente, mas nunca vai substituir 100% os humanos".

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.