Topo

Histórico

Roblog

Ver esse novo robô da Boston Dynamics empilhando caixas é hipnotizante

Rodrigo Trindade

29/03/2019 12h41

O robô Handle está pronto para trabalhar carregando peso (Foto/Reprodução)

Sabe quando as pessoas falam de robôs tomando o lugar de humanos em certos empregos? A versão reimaginada do "Handle", criação da Boston Dynamics dá uma ideia do que isso pode significar.

A empresa de robótica divulgou na quinta-feira (28) seu novo bebê de metal em ação em um armazém de mentirinha. Se movimentando sobre duas rodas, esse avestruz cibernético tem um braço com capacidades de sucção que é capaz de levar caixas de um lugar para o outro de forma autônoma.

Segundo as informações da empresa, as caixas carregadas no vídeo têm cerca de 5 kg, mas ele consegue levantar objetos de até 15 kg. Clica aí na sequência para ver o bicho em ação:

Assustou ou curtiu? Esse robô é uma evolução de outro apresentado em 2017, na época o primeiro desenvolvido pela empresa que se movimentava com duas rodas sob as pernas. Aquele era um robô humanoide, ainda que com um formato esquisito – os joelhos dobrados para trás, tipo os de um avestruz, já eram usados.

Versão 1.0 do Handle, com seus braços e pernas bem flexíveis (Foto: Reprodução)

A empresa explica que o novo robô foi deito para trabalhos logísticos. Ele tem um sistema de visão embutido que rastreia marcações , permitindo a identificação de cada caixa, individualmente, para pegá-las e levá-las a um destino.

Nos comentários do vídeo no YouTube, a galera ficou mais preocupada do que otimista. Um usuário brincou que a Amazon já chegou no ouvido e falou: "Vamos levar todo o estoque".

Outro reconheceu como a tecnologia é fascinante, "mas preocupante do ponto de vista empregatício para muitas pessoas". Alguns ainda compararam a criação da Boston Dynamics com os robôs da série de videogames Metal Gear Solid, famosa por máquinas enormes de combate.

A preocupação é legítima, ainda que há muitas pessoas que digam que a automação da produção será benéfica para economia. A preocupação com desemprego? Isso se ajustaria com os ganhos em produtividade, com o surgimento de empregos que nunca pensamos. Aos curiosos, a gente já abordou essa discussão extensamente.

Veja também

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.