Topo

Histórico

Roblog

Fim do estresse? Robô estaciona o seu carro para você em aeroporto francês

UOL Tecnologia

16/03/2019 16h52

Robô Stan funcionando no aeroporto de Lyon

Um dos aeroportos mais movimentados da França começou a usar robozinhos manobristas para organizar a fila de carros em parte de seu estacionamento. Quem se dirigir até o aeroporto Lyon-Saint-Exupéry, localizado em Lyon, já pode contar com a novidade, que começou a funcionar nesta semana.

Basicamente, o passageiro deixa o seu carro em uma mini garagem temporária, como se fosse um pequeno hangar. Antes de ir embora, o dono do veículo faz o cadastro e informa seus dados. Em seguida o robô Stan vai até o veículo.

Com um "braço" semelhante ao de uma empilhadeira, ele consegue carregar o carro até o um espaço vazio dentro do estacionamento. E por aí vai. O mesmo procedimento é feito com todos os veículos do local.

A tecnologia foi desenvolvida pela startup francesa Stanley Robotics e, segundo ela, os robôs conseguem ser mais eficientes do que os humanos ao instalar mais carros em uma mesma área.

Segundo informou o site The Verge, os robôs manobristas possuem uma inteligência capaz organizar os carros conforme os horários previstos para o retorno de seus donos. Além disso, a tecnologia utilizada é semelhante à dos carros autônomos.

Para não bater em nada, eles conseguem escanear o ambiente externo e possuem sensores de distância e velocidade.

A empresa já havia feito testes em outros aeroportos, mas é a primeira vez que seus manobristas funcionam em tempo integral. Ao todo, quatro robôs funcionarão em uma parte reservada do estacionamento.

Por enquanto, todo o trabalho terá supervisão de humanos, segundo a reportagem do site.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.