Topo

Histórico

Roblog

Amazon começa a usar robô que anda sozinho para fazer entregas nos EUA

UOL Tecnologia

26/01/2019 16h18

A Amazon ficou em foco essa semana ao iniciar venda direta de vários produtos aqui no Brasil. Mas nos Estados Unidos ela também não passou desapercebida. A empresa anunciou que vai começar a usar robozinhos de entrega por lá.

Chamado de Scout, o robô de seis rodas consegue andar sozinho por calçadas e a sua missão é entregar as compras feitas pelos usuários.

Os primeiros testes serão feitos em um bairro de Snohomish, em Washington. Por enquanto, apenas seis robôs farão as entregas e eles serão acompanhados de perto por uma pessoa.

Veja também

Segundo a Amazon, os clientes da região podem fazer as compras normalmente. Com o pedido finalizado, o robô segue para o endereço de entrega com o produto dentro dele.

A empresa não detalhou como o Scout chegará ao bairro, mas possivelmente ele seguirá dentro de um transporte comum (como caminhão) junto com os outros robôs.

Ao chegar no local, ele deve descer do veículo e seguir em direção ao endereço do comprador. No final, o usuário retira o produto de dentro do Scout e ele retorna para onde deve ir.


A ideia parece legal, mas os desafios para o bom funcionamento das entregas via robô são enormes.

Todo mundo sabe que as calçadas possuem vários obstáculos, desníveis. Então os robozinhos terão que treinar muito para conseguir desviar de pessoas, paredes e não cair em buracos.

Outro ponto importante será descobrir como a Amazon planeja impedir o roubo dos produtos. E se o usuário não estiver no local da entrega? O robô fica lá esperando ou ele volta para a sua própria "casa"?

Por fim, é importante lembrar que a proposta da Amazon não é a primeira. Outras startups testam formatos parecidos de entrega.

Uma delas é a Starship, que começou a usar 25 robôs de entrega na Universidade George Mason, na Virginia (Estados Unidos). Ela fez uma parceria com a Sodexo e vai entregar comida e bebida de outras empresas parceiras, como Starbucks.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.