Topo

Histórico

Roblog

Robozinho vende lanches a universitários dos EUA, mas nada de cerveja

Márcio Padrão

05/01/2019 13h45

Imagine-se como um universitário que acabou de largar da aula, sentou do lado de fora para relaxar, e de repente surge uma frota de robôs baixinhos sobre rodas oferecendo lanches, como se a família do R2-D2, de "Star Wars", tivesse entrado para o ramo do "food truck".

Pois uma imagem dessas pode ser vista na Universidade do Pacífico em Stockton, na Califórnia, EUA. É lá que a PepsiCo –empresa dona da Pepsi e salgadinhos Elma Chips– está testando desde a quinta-feira (4) seus snackbots da marca Hello Goodness, a mesma das maquininhas de conveniência da empresa.

Os robôs podem ser convocados pelos consumidores por um aplicativo para iOS em qualquer um das 50 pontos espalhados pelos 708 mil metros quadrados da faculdade, permitindo que os alunos comprem lanches como batatas fritas, chá e café gelado do Starbucks.

Scott Finlow, vice-presidente de inovação da PepsiCo, disse ao portal "Cnet" que cerveja ou outras bebidas alcoolicas não entrarão nessas pequenas lanchonetes –pelo menos a princípio. Se o universitário de lá quiser animar um happy hour na sexta-feira, vai ter que ser à moda antiga e se dirigir a um bar fora do campus mesmo.

Os robôs podem percorrer 32 quilômetros com uma única carga e incluem uma câmera com faróis para ver percursos e recursos de tração nas quatro rodas para locais íngremes.

Os alunos podem pagar pela comida usando o sistema de pagamentos no celular Apple Pay ou com cartão de crédito no app de pedidos do robô. O snackbot é mais ou menos do tamanho de um cooler, chegando a 21,5 centímetros de altura, 28,57 de comprimento e 30,59 de altura.

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.