Topo

Histórico

Roblog

Robô-monge ensina crianças sobre budismo em templo chinês

Rodrigo Trindade

07/07/2018 04h00

O robô Xian'er vive em Pequim (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Bem-vindos ao Roblog! Nosso post de estreia apresenta um robozinho chinês fofo e curioso.

Baseado em um desenho, Xian'er é um robô-monge que recebe visitantes no templo budista de Longquan, em Pequim, na China. Com cerca de 60 cm de altura, ele foi criado em 2015 em uma parceria de monges e voluntários com grandes empresas de tecnologia do país, como a gigante Tencent.

A proposta do Xian'er não é virar um produto comercial, mas uma ferramenta para espalhar ensinamentos budistas de uma forma mais moderna. Ele é parecido com o Pepper, robô da Softbank que lê emoções e interage com pessoas, só que tem uma abordagem distinta.

Capacitado com um tablet no colo, ele pode responder questões por voz ou pela tela interativa. Ele é programado para dar respostas providenciadas pelos mestres do templo budista e tem como principal público-alvo crianças.

Isso é evidente pelo visual do robô, que tem cara de um monge saído de desenho animado e é pequenino, com uma altura que dificilmente passa do joelho de um adulto.

O vídeo a seguir (em chinês, com legendas em inglês) mostra como o robô funciona. Confira:

Sobre o Blog

O Roblog é a casa dos robôs mais fofos, descolados e curiosos desse mundão doido. É produzido pela equipe do UOL Tecnologia.